O Marketing Digital engloba a prática de promover serviços, produtos e marcas, através da internet, chegando aos consumidores de forma instantânea e personalizada aos consumidores.

O marketing digital representa também uma ferramenta ideal já que a internet não está restrita somente aos computadores. O desenvolvimento e a inovação constante das novas tecnologias vieram ampliar o potencial das estratégias do marketing digital. É o caso dos smartphones, tablets, as próprias televisões, entre outros. Garantir a diversidade de acesso por meio destes dispositivos significa abrir novos canais de marketing digital, possibilitando que mais ações sejam realizadas.

 

Estes são 5 principais pilares do marketing digital

Marketing de Conteúdo

Este conceito é uma abordagem estratégica de marketing que impulsiona as empresas na criação e divulgação de conteúdo importante e exclusivo que possa atrair o seu público-alvo.

Para criar uma boa estratégia de conteúdo para uma empresa, não é só fazer um blog e colocar informações relevantes para atrair o público-alvo, isso é só o inicio do trabalho.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo se refere a tudo o que é produzido no meio digital com foco em distribuir informação. Pode ser um “post” de blog, e-book, apresentação de slides, relatório, vídeo etc. Trata-se de uma mudança de pensamento que tem o foco na qualidade e não em promover a própria marca a todo custo.

 

E-mail Marketing

Esta ferramenta pode ser utilizada para divulgar mensagens empresariais simples, catálogos de produtos, ou pode ser mesmo utilizado o objectivo de fortalecer o relacionamento com clientes ao mesmo tempo que transmite valor e gera notoriedade de marca.

VANTAGENS DO E-MAIL MARKETING

  • Sem demoras
  • Personalização
  • Retorno do Investimento
  • Eficiente em custos
  • Análise dos resultados

 

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) consiste num plano de optimização de todo o website no sentido de despertar a atenção dos utilizadores e contribuir, ao mesmo tempo, para o crescimento do seu negócio.A optimização consiste em posicionar o website de forma mais visível nos motores de busca, em função de palavras-chave digitadas pelos utilizadores.É sem dúvida uma solução eficaz para gerar tráfego.

É sem dúvida uma solução eficaz para gerar tráfego.

 

Redes Sociais

As redes sociais (ex: Facebook, Linkedin, Twitter, Google + ,etc) são uma presença constante na vida pessoal de cada um – de facto, pesquisas recentes indicam que cerca de uma em cada quatro pessoas faz parte de algum tipo de rede social. O alcance alargado deste tipo de plataformas torna-as um meio tentador de Marketing Digital, particularmente graças a cada vez melhores ferramentas de segmentação do público-alvo.

Em geral, recomenda-se a criação de uma conta nas redes socais para a sua empresa. Essencialmente, é necessário devido à prevalência da plataforma; ao mesmo tempo que um possível cliente poderá encontra-lo pelo Google, uma pesquisa no Facebook ou uma interação de um conhecido poderá levá-lo à sua empresa. No entanto, uma página com poucos ‘Gostos’ – o que, dependendo da sua área de negócio, varia entre os 100 até aos 500 ‘Gostos’ – causa uma impressão tão negativa como um Website mal estruturado.

 

Landing Pages

O uso mais comum é utilizar as landing pages em campanhas online. A empresa vai usar essa página para receber as visitas de um link divulgado através de uma campanha de links patrocinados.

Desta forma, a empresa vai conseguir obter mais dados (personalizados) referentes aos visitantes daquela campanha ou promoção.