Como criar uma loja online 

A evolução e avanços da tecnologia no sentido digital fizeram do e-commerce uma das soluções com maior impacto no mercado global. Ignorar este facto é dar uma oportunidade à concorrência de ganhar vantagem competitiva. Cada vez mais pessoas utilizam a internet para adquirir produtos ou contratar serviços e as PMEs (pequenas e médias empresas) tomam medidas para alcançar este mercado através de lojas online.

Com o aumento de soluções disponíveis para criar uma loja online, um site ecommerce já não acarreta tantos custos, o que quer dizer que passa a estar ao alcance de todos sem a necessidade de grandes investimentos.

Mas antes de começarmos, vejamos um importante aspecto a ter em conta.

Um dos aspectos que levantam mais preocupações aos consumidores quando compram online é a segurança. É comum vermos notícias sobre casos de fraude online um pouco por todo o mundo, por isso, não surpreende que os consumidores sejam extras cautelosos. Por este motivo, quando estiver a desenvolver a sua loja online, faça da segurança uma prioridade e planeie cuidadosamente. Com isto em mente, vamos abordar os aspectos gerais a ter em conta no desenvolvimento de um site e-commerce.

 

 

 

Planeamento

Antes de iniciar o desenvolvimento da loja, temos que saber o que vamos vender, ou, pelo menos, responder a três questões básicas:

  • Que tipo de produtos ou serviços vamos disponibilizar?

  • Existe concorrência no segmento em que vamos actuar?

  • Qual o aspecto visual que gostaria que a sua loja online tivesse?

 

Esta é a fase de planeamento do seu negócio. É necessário definir a imagem que tem e que quer da sua empresa e definir os seus objectivos. É aconselhável começar a construir a sua marca ainda antes de começar a desenvolver a loja online. Para começar, adquira um domínio em concordância com a marca e crie um logótipo.

Mesmo antes de lançar a sua loja online, pode começar a trabalhar na sua divulgação e reputação. Pode criar perfis nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e começar a estabelecer contacto com potenciais clientes. 

 

Para saber tudo sobre "O que precisa de saber sobre E-Commerce", faça download do nosso E-BOOK GRATUITO aqui!