É fundamental existir uma estratégia digital coesa e bem estruturada, para ser-se bem sucedido online.

Independentemente da área de negócio existem traços transversais a todos os projectos de sucesso, o importante é existir uma boa estratégia de marketing. O truque está na conquista do público, ajudá-lo de alguma forma e tornar-se amigo.

Como atrair clientes?

Não adianta ter um bom produto ou serviço se não consegue chegar a lado nenhum, ou seja, se não o conseguimos vender. A melhor estratégia digital passa pela transformação dos nossos sites ou blogs em canais de informação, onde podemos divulgar conteúdo direccionado para os clientes, e que informe o nicho do nosso mercado.

O foco do conteúdo não deve ser o produto ou serviço em questão, mas sim as suas vantagens e o que ganhará se o adquirir.

 Conversões – A sua importância

É fundamental definir as conversões do negócio, uma vez que a  concretização de um objetivo não é mais do que uma conversão, existem diversas maneiras de conversões.

Deve-se fazer a contabilização das conversões para poder fazer uma análise pormonorizada da sua estratégial digital, se foi a mais correta ou não. Só assim perceberá se a sua campanha está a cumprir os objetivos de atrair o público-alvo que deseja.

Como vender?

A venda não é o fim de um ciclo, mas é importante como qualquer outra parte. Deve-se destacar a qualidade dos produtos. Por vezes até podemos considerar um fator secundário: adquirimos o produto por nos identificarmos com a marca.

É importante manter o contato com o cliente depois da venda, para que este sinta uma relação de proximidade, para que ele se sinta tão bem que volta a procurar.

O que pode estar a falhar?

Como sabemos, hoje em dia existem várias ferramentas no Digital que  permite perceber exatamente quais os resultados conseguidos em cada uma delas. Para perceber o desempenho do website nada melhor que o Google Analytics, Facebook Insights para monotorizar as redes sociais,  Google Adwors para criação de campanhas, entre outros exemplos.

A estratégia digital não é um projeto fechado, é um ciclo que se repete e que se vai aprendendo, fazendo alterações, afinando à medida do projecto de forma a conseguir sempre os melhores resultados e objetivos possíveis.