Quando se pretende criar um blog ou um site seja ele empresarial ou pessoal temos que ter em mente qual o nosso objetivo, o que pretendemos ao criar o blog ou site e acima de tudo sermos realistas.
Claro que uma das respostas mais óbvias dos nossos clientes quando lhe perguntamos o que pretende com a criação do site é “Quero que o meu blog/site tenha sucesso!”


Mas o que é para eles ter sucesso, como se mede o sucesso? 

Pelo número de visitas no site?

Através do número de clientes que se consegue? 

Ou será através da rentabilidade do site?


Existem várias formas de medir o sucesso online e é por isso que é tão importante ter bem definido o objetivo e aquilo que se pretende alcançar na hora de criar um site ou iniciar um projeto ou negócio online. 

No início da criação do site a maioria das pessoas querem ter o site com domínio próprio e claro que seja grátis. Querem que tenha um design espetacular, sem querer pagar mais por isso, estar presente em todas as redes sociais, mesmo sem ter formação, paciência nem tempo, entre muitas outras coisas.
Daí ser preciso ser-se realista e reconhecer que não é possível fazer tudo, muito menos tudo de uma só vez. Ou seja, devemos focar-nos no que se pode ir fazendo pouco a pouco e fazê-lo bem.

Hoje em dia a Internet é um mundo e possui inúmeras ferramentas online grátis, mas se pretendemos um site bom, sério, algo profissional a melhor solução é sem dúvida investir e procurar alguém profissional na área para fazer o site.


Outro erro do marketing digital está relacionado com a gestão de expectativas, pois muitos esperam ter logo grandes resultados, querem estar presente na lista dos blogs mais lidos, querem parcerias com marcas, fazer muito dinheiro… Tudo isso leva o seu tempo não podemos fazer o site hoje e amanhã esperarmos grandes resultados.

Inicialmente existe aquela excitação de começar um projeto online, vontade de obter rapidamente grandes resultados e com o passar do tempo as pessoas acabam por se aperceber que esses mesmos resultados não são assim tão rápidos como esperavam e acabam por desanimar. Vão deixando de escrever, de publicar no blog, abandonam as redes sociais e o projeto vai morrendo. É essencial ser-se perseverante e constante para que as estratégias de marketing digital funcionem.


Um outro erro comum do marketing é o querer “fazer igual a...” ou querer “ser como...”, muitas pessoas em vez de serem originais optam por seguir a ideia de outros. Devemos olhar para os outros sim, e daí retirarmos ideias, inspirando-nos neles, mas retirar ideias não é copiar totalmente pois isso não é correto.
O fato de sermos criativos e originais é um ponto a nosso favor porque é isso que nos vai distinguir e tornar-nos diferentes dos outros, tornar-nos únicos.


A Internet é um mundo cheio de oportunidades, une as pessoas, ultrapassa fronteiras e culturas, mas também é um meio que está em constante evolução, todos os dias existem mudanças e torna-se assim num meio cada vez mais competitivo.


Aposte no marketing digital e permita que o seu negócio online e a sua marca cresçam conquistando novos clientes, mas também fidelizando os clientes mais antigos.