O maior erro das empresas é o desconhecimento do seu público alvo, dos seus concorrentes e das possibilidades infinitas da internet.
A grande maioria das empresas quer, como é óbvio vender, mas nem sempre conhecem os seus potenciais clientes, nem sabem o que é que a concorrência anda a fazer.

Algumas das dicas que podem ajudar a alcançar os seus negócios através da interação e estudo dos clientes e da concorrência são:

APROVEITAR A CONCORRÊNCIA E APRENDER COM ELA

No mundo dos negócios sempre irá existir concorrência, seja ele um negócio online ou offline. Devemos encarar a concorrência como um desafio não como uma barreira.
Estar atentos e saber o que os nossos concorrentes andam a fazer para que possamos tirar ideias e assim evoluirmos, inovarmos.

FOCARMO-NOS NO PÚBLICO ALVO

A maioria dos empresários julga que o truque passa apenas por ter um bom produto e pronto, já esta, mas não, porque temos que ver que esse produto não se vende sozinho.

Antes de lançar um produto é essencial perceber o que é que o seu público quer e/ou precisa, pois só assim poderemos garantir que eles nos compram o produto ou serviço. Daí que se deve realizar um estudo do mercado, não é uma tarefa fácil e pode até ser muito dispendiosa, mas é uma tarefa que se deve realizar para que assim possamos conhecer a nossa concorrência.

As redes sociais e os estudos de métricas através do Google Analytics e outras ferramentas podem dar-nos mais bases de análise e indicarem-nos qual o rumo certo a seguir no nosso negócio.
O importante é interagir, questionar e conhecer ao máximo os clientes, já que eles são o principal motivo da empresa operar no mercado.

ANALISAR NOVAS OPORTUNIDADES

Com a evolução da tecnologia muitas empresas têm optado por alargar os seus produtos e serviços também à internet.
Independentemente do tipo de negócio que a sua empresa desenvolva, estar online tem muito mais probabilidades de obter um maior volume de negócios.

Ao conseguir transpor os seus produtos e serviços para a internet, vai conseguir não só ter uma cadeia de produtos mais alargada como também atrair clientes que não estejam na sua área geográfica.
Nos dias que correm, não estar presente na internet é quase o mesmo que não existir. A comunicação passa a palavra já não é de todo o único modo “barato” de atrair clientes e fidelizá-los.

Agora com a internet tudo mudou, as pessoas recorrem aos motores de busca quando procuram por um produto ou serviço. Se quer que a sua empresa apareça, tem mesmo de estar presente online.