Nos dias de hoje existem ainda pessoas que não tem consciência da importância e da eficiência de um bom trabalho de Design.
Muitos empresários acreditam que o design significa fazer produtos bonitos e arrojados ou investir em materiais de comunicação, design gráfico e web design.
Mas na verdade, a importância do design vai muito além da comunicação e da estética.

O design é uma atividade estratégica, técnica e criativa, que tem o propósito de representar visualmente uma ideia ou mensagem, levando em consideração características funcionais e estéticas, de modo que o mesmo possa ser produzido em série, a fim de alcançar uma determinada demanda ou solucionar um problema.

Um bom projeto de design requer pesquisa, planeamento e estratégia, etapas que são fundamentais para o desenvolvimento do escopo do projeto, que irá alinhar a criação, não só aos objetivos da empresa, mas também aos interesses do público-alvo.

O design está cada vez mais imprescindível nos negócios, pois tem a capacidade de viabilizar uma comunicação mais clara e eficiente, solucionando problemas de comunicação entre empresas e consumidores.
Na comunicação empresarial, a importância do design é enorme, pois ele tem uma função estratégica na atuação das empresas, de modo a influenciar a perceção do público-alvo em relação a um determinado produto e/ou serviço, despertando a sua curiosidade ou o seu desejo, com a finalidade de atrair o interesse e a confiança desse público para a compra.

Claro que essa confiança pode terminar se o produto e/ou serviço forem ruins, afinal de contas, neste caso o design cumpre apenas com seu papel comunicacional.
Mas se o produto e/ou serviço forem bons, não há dúvidas de que o design agrega valor ao negócio, ajudando a criar uma imagem positiva da marca na mente do consumidor.

Como pode constatar através da leitura deste artigo, o design é importante em diversos setores e etapas do seu negócio. Mas ainda existem muitas vantagens para explorar, quando o assunto é converter as estratégias dessa área em resultados comerciais concretos.