O Marketing Digital possui várias ferramentas, neste artigo vamos centrar-nos no E-mail Marketing, ou melhor nos erros que cometemos com campanhas de E-mail Marketing.


Alguns erros que devem ser evitados em campanhas de E-mail Marketing:


ASSUNTO

O assunto deve ser cuidado, visto que é a primeira coisa que o leitor vê. Deve gerar curiosidade ao leitor, ser curto e direto.


IMAGENS

Ter imagens a mais não é bom mas também não ter imagens nenhumas não é a melhor solução. O facto de ter demasiadas imagens vão fazer com que o conteúdo deixe de ser tão responsivo.


NÃO SUBSCRIÇÃO DO E-MAIL

A base de dados deve apenas conter pessoas que realmente têm interesse em receber os seus conteúdos. Enviar campanhas para pessoas que não subscreveram o seu e-mail não só vai criar má reputação, como também traduzir-se numa perda de tempo. E tempo é dinheiro!


FALTA DE SEGMENTAÇÃO

Quando está a falar com alguém que não o está a ouvir continua com a conversa?
O mesmo acontece quando não segmenta o seu público, fica a falar sozinho.


FREQUÊNCIA

O facto de mandar e-mails em demasia é um erro, assim como mandar e-mails com pouca frequência. Tudo deve estar numa norma. Encher a caixa de entrada dos seus leitores vai fazer com que não abram os seus e-mails. E mandar e-mails de longe a longe vai impossibilitar a criação de uma relação com o seu público.


FALTA DE MÉTRICAS

Avaliar os resultados das campanhas é importante e facilita o reajuste da sua estratégia. É também importante fazer testes A/B, ou seja, enviar conteúdos semelhantes para o mesmo público (por exemplo, diferenciar somente o assunto) e saber qual gerou melhores resultados.