Hoje em dia já são mais de 3 biliões de pessoas conectadas à Internet em todo o mundo. E todos nós fazemos já parte dessa rede, seja a nível pessoal ou profissional. Por forma a desenvolver a vertente profissional diferentes estratégias têm vindo a desenvolver-se ao longo dos anos. O Marketing Digital tem-se tornando cada vez mais essencial para os negócios que desejam atrair clientes dispondo de um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma empresa na Internet.
Neste texto vou abordar 5 motivos pelos quais se deve investir no Marketing Digital.

Para ser encontrado com mais facilidade

Talvez já tenha ouvido dizer que hoje a decisão de compra está cada vez mais nas mãos do consumidor. E é verdade. Ter acesso a opiniões de outras pessoas, a outras informações sobre determinados produtos e serviços antes de investir dinheiro neles nunca foi tão fácil como agora. Informações essas que deixaram de ser de acesso somente da empresa e dos vendedores, e passaram a ser públicas para que todos possam estar informados. Pois, atualmente, já é comum as pessoas chegarem a uma loja para comprarem um dado produto ou serviço e conhecerem tudo sobre esse mesmo produto/serviço.
Mas caso o seu negócio não apareça no Google, no email, nas redes sociais, como pretende ser encontrado durante essa busca feita pelas pessoas interessadas?
Com o Marketing Digital, é possível ter uma presença relevante na Internet, que faz com que seja encontrado mais facilmente nesses e em outros canais.

Para se tornar referência no seu mercado

Nem sempre, no entanto, as pessoas procuram informações sobre produtos ou serviços específicos. Às vezes nem elas próprias sabem exatamente do que precisam.
As pessoas querem, antes de tudo, resolver os seus problemas, e o produto ou serviço é só a etapa final desse processo.
Por isso não basta falar só sobre a sua empresa na Internet: precisa de criar valor para a sua audiência e responder às dúvidas que as pessoas têm antes que saibam a sua solução.
Para isso, uma das técnicas usadas dentro do Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo (Content Marketing) que consiste em produzir materiais para educar, informar ou entreter um futuro cliente.
A ideia é informar as pessoas para fazer com que, futuramente, elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Para segmentar melhor o público-alvo

Outra característica do Marketing Digital é a possibilidade de segmentar as suas campanhas, direcionando-as ao seu público-alvo. Isso ajuda, a economizar dinheiro, pois visando as pessoas certas é muito mais fácil obter retorno.
Ao contrário do Marketing Offline, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência vai falar, o Marketing Digital permite um nível de segmentação muito mais certeiro do seu público. Isso porque é muito mais fácil visualizar a atividade dos utilizadores da Internet, sejam os seus hábitos de consumo, as suas preferências e gostos pessoais, a sua trajetória profissional, etc. Assim, é possível segmentar de forma bem específica as pessoas para quem quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo.
Isso permite que personalize muito mais as suas ações e campanhas de Marketing.

Para analisar os resultados com facilidade

É possível obter estatísticas pouco depois de lançadas as campanhas e assim analisar o seu desempenho, isto é, se elas foram ou não bem-sucedidas e, com isso, promover as mudanças necessárias.
O Marketing Digital permite que determine com muito mais precisão quem é a sua audiência e quais são seus gostos e preferências. Da mesma forma, conseguimos ver com a mesma precisão os resultados das ações.

Para investir de acordo com seu orçamento

No decorrer do tempo, o preço para fazer marketing offline acabou por ficar muito alto.
Já o Marketing Digital, embora exija um mínimo investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline. As estratégias de marketing online ocupam hoje grande parte das estratégias de marketing de muitas grandes empresas.

 

O Marketing Digital, e o Marketing como um todo, pode representar muito mais do que uma opção para as campanhas de uma empresa. É através dele, que ações estratégicas são criadas para manter o fluxo de receita da empresa de forma sustentável e também garantir a sua estabilidade no futuro. Ou seja, investir no Marketing e é a melhor estratégia para quem quer continuar a crescer.

E a sua organização já investiu em Marketing Digital?