Num mundo cada vez mais ligado à internet, torna-se essencial que esta seja segura para quem a utiliza. Quando acedemos a um site usando apenas HTTP, o computador procura o endereço IP do website e liga-se, assumindo por defeito que este é seguro. Através desta simples conexão, é possível ver todo o website visitado mas também todos os dados transferidos, o que pode constituir um grave problema. Por exemplo, ao fazer algum tipo de compra online num website que apenas utilize HTTP, o utilizador pode pensar que é seguro fornecer os seus dados do cartão de crédito quando na verdade está num site falso controlado por algum criminoso informático. Desta forma, os seus dados podem ser facilmente roubados.

Assim, a Google decidiu alertar os utilizadores com diversas cores quando o protocolo HTTPS não for utilizado, podendo considerar muitos sites como "não seguros". Espera-se que o impacto desta medida seja mais sentido em algumas zonas do que noutras, devido ao facto de utilizarem mais o Chrome, como é o caso de Israel, onde o navegador é utilizado por cerca de 67% dos utilizadores e da América do Sul, onde este valor ascende a 74%.

Um site considerado "não seguro" pode prejudicar de forma muito grave o seu negócio, fazendo mesmo com que perca vários dos seus clientes. Estudos efetuados recentemente afirmam que apenas 3% dos utilizadores totais da internet colocam os seus dados financeiros num website considerado "não seguro".

É ainda importante que os cidadãos tenham cuidado com o denominado phising - tentativas de obtenção de informações pessoais de outros indivíduos. Alguns hackers conseguem mesmo fingir o certificado HTTPS de alguma forma. É sempre bom recordar que nunca se deve clicar em links estranhos ou que lhe pareçam suspeitos, sobretudo os que surgem na sua conta de email.

Não perca mais tempo e garanta que o seu website é seguro em relação aos dados de quem o visita! Ao fazer a instalação do certificado e a transferir o seu website para HTTPS está a transmitir a confiança de que os seus clientes necessitam para continuarem a preferir a sua empresa.