Como todos sabemos, a internet tem crescido exponencialmente nos últimos anos, o que se reflete também no mundo empresarial. Há cada vez mais empresas a vender via internet, seja pela possibilidade de reduzir preços, devido à menor logística envolvida, seja pela facilidade que transmite ao cliente. Assim, torna-se importante garantir que estas interações são seguras.

Desta forma, a solução passa por obter um Certificado SSL. Podemos dizer que estes certificados consistem numa ligação que, na sua essência, servem para garantir que todos os dados comunicados entre empresa e cliente, no caso de lojas online, sites governamentais ou outros casos, permaneçam seguros e sem nunca serem comprometidos.

Acerca do seu funcionamento, quando o seu navegador aceder a um site seguro, irá analisar o Certificado SSL e verificar uma série de procedimentos, a fim de o validar ou não. O navegador irá então verificar se este foi emitido por uma entidade certificada, se está a ser utilizado no domínio para o qual foi pedido e se ainda se encontra ativo. Caso o certificado não seja aprovado em algum dos pontos anteriores, automaticamente surgirá na barra de pesquisa do utilizador a informação de que o website que está a visitar não é seguro, pelo que a partilha de dados deve ser repensada.

Não permita que isto aconteça com o seu website e adquira já o Certificado SSL para o seu website!