Suporte

Google pagou mil milhões à Apple para ter motor de busca no iPhone

Data de publicação: 2016-01-22

 

Os detalhes do negócio foram revelados em documentos de um caso judicial que opõe a Oracle (uma multinacional americana de tecnologias de informação para o mercado empresarial) e o Google. A Oracle queixa-se de que o Google usa tecnologia sua para desenvolver o sistema operativo Android e que deveria pagar por isso.

Segundo a agência Bloomberg, foi o advogado da Oracle quem revelou os pormenores do acordo entre o Google e a Apple e, em tribunal, uma testemunha do Google afirmou que, a dado ponto, a partilha de receitas publicitárias era de 34%, embora não tenha clarificado qual das empresas ficava com esta parcela. Tanto o Google como a Apple tentaram que o tribunal ocultasse este valor das transcrições.

É frequente o Google pagar para que o seu motor de pesquisa seja a opção padrão em software de terceiros. Durante vários anos, o Google pagou à Fundação Mozilla para que o browser Firefox tivesse aquele motor de pesquisa como primeira opção para os utilizadores. No ano passado, e findo um contrato de três anos, a Mozilla anunciou que passaria a negociar em cada país o motor de pesquisa a utilizar. Em Portugal, o Google continua a ser o principal, mas nos EUA, por exemplo, o Firefox fez um acordo com o Yahoo, cujo motor de busca usa a tecnologia do Bing, da Microsoft.

Fonte:Publico

 



Voltar
Peça já um orçamento